O que é?
A uveíte é o processo inflamatório ou infeccioso que acomete a úvea, componente anatômico do bulbo ocular. Situa-se em uma camada entre a esclera e a retina. É composta da íris, corpo ciliar e coróide.
Classificação:
A uveíte é classificada em anterior, intermediária, posterior e panuveíte, conforme o segmento ocular em que o distúrbio se manifesta, e pode ocorrer em um olho ou nos dois olhos.
Anterior: Afeta a parte dianteira do olho. Este é o tipo mais comum de uveíte e geralmente se desenvolve de repente, podendo durar de seis a oito semanas. Alguns tipos de uveíte anterior podem ser crônicas ou recorrentes.
Intermediária: A inflamação ocorre na parte intermediária (região média) do olho, podendo ser chamada de pars planite. Episódios deste tipo podem durar semanas ou anos.
Posterior: Afeta a coroide logo atrás da retina, podendo se desenvolver lentamente e muitas vezes duram muitos anos.
Panuveíte: Ocorre quando todas as camadas da úvea estão comprometidas.
Causas:
Muitas causas incluem doenças autoimunes (reumáticas) com a sarcoidosise, artrite reumatóide, Lupus, doença de Behcet, espondilite anquilosante, entre outras. Doenças infecciosas como sífilis, toxoplasmose, doenças virais (herpes, citomegalovírus) também são causa de uveítes.
Sintomas:
Sensibilidade à luz (fotofobia); Visão embaçada; Dor; Moscas volantes; vermelhidão.
Tratamento:
É bastante variado e depende principalmente na terapêutica. É importante que a uveíte seja tratada logo no início, pois sua evolução pode causar lesões irreversíveis no globo ocular, além de provocar outras doenças oculares. Após a realização de todos os exames, o oftalmologista irá decidir o melhor tratamento para cada caso. Geralmente, é indicado o uso de colírios anti-inflamatórios e, em casos mais avançados, pode ser necessária a realização de cirurgias.
Comments