A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que os traumas oculares representam a segunda maior causa de cegueira irreversível em todo o mundo. São situações em que o atendimento rápido pode fazer toda a diferença.
O problema é que, muitas vezes, o incômodo na região dos olhos é tido como passageiro. Se existe comprometimento da visão, sempre é uma emergência. Se o indivíduo fecha um dos olhos e percebe que o outro olho não está enxergando direito, o exame com o oftalmologista não pode ser adiado.
Outra situação considerada urgente é a dor nos olhos – a fisgada ou a sensação de corpo estranho podem até ser comuns, mas se a dor persistir por mais de meia hora, significa sinal de alerta.
Quando procurar pronto atendimento oftalmológico?
Segundo uma pesquisa do Ibope, 74% dos brasileiros só procuram o oftalmologista quando sentem algum incômodo na visão. Só que o tempo entre o surgimento do problema e a consulta nem sempre pode esperar.
Visão embaçada após bater a cabeça: procurar atendimento médico se o problema perdurar por meia hora ou mais. Quando associado com dores de cabeça, esse tipo de trauma deve ser avaliado também por um neurologista, devido ao risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC): “Se persistir somente a visão embaçada, o oftalmologista deve ser acionado, pois pode ser um sintoma de descolamento de retina. Nos casos em que a batida acontece diretamente nos olhos, com hemorragia interna, o atendimento é igualmente urgente”.
Contato com produtos de limpeza nos olhos. As queimaduras químicas causam vermelhidão e sensação de corpo estranho. Em todos os casos, vale lavar os olhos com água corrente, mesmo antes de ir ao pronto atendimento.
Sintomas de covid-19 nos olhos. Pessoas que já tiveram o diagnóstico podem apresentar alterações de campo visual. O aparecimento de olhos vermelhos e secreção ocular, semelhantes a uma conjuntivite, também podem indicar a contaminação pelo novo coronavírus.
Primeiro a consulta, depois o tratamento
Amanheceu com os olhos vermelhos ou coçando? Antes de tomar qualquer medicamento ou pingar colírios, marque uma consulta com um oftalmologista. A automedicação é ainda mais arriscada em emergências: alguns colírios podem branquear e acalmar os sintomas, mas agravar o quadro de base. . A Oftalmologia Aquarius fornece o serviço de pronto atendimento, que se trata de consulta de urgência sem hora marcada, porém, não funciona 24 horas.