O Glaucoma é a doença ocular que mais provoca cegueira irreversível em todo o mundo. Acredita-se que pelo menos 60 milhões de pessoas apresentem a doença em algum grau.
Por Glaucoma, entende-se um conjunto de patologias que provocam danos progressivos e irreversíveis no nervo óptico, levando à perda gradual de campo de visão.
A patologia está associada ao aumento da pressão intra ocular, devido a alguma obstrução no sistema de drenagem do humor aquoso, líquido gelatinoso que preenche o globo ocular.
É extremamente perigoso, porque ele se apresenta assintomático na grande maioria dos casos. É uma doença para a qual (ainda) não há uma cura.
Mas não entre em pânico! A boa notícia é que o Glaucoma pode ser tratado e a pressão intra ocular pode ser controlada.
Existem duas formas de tratar esta doença: uma é clínica, com a aplicação de medicamentos específicos de controle de pressão intra ocular, em forma de colírios. A outra, é um procedimento cirúrgico a laser chamado Trabeculoplastia.
A cirurgia a laser de Trabeculoplastia Seletiva (SLT) tem a função de facilitar a drenagem do humor aquoso com o objetivo de reduzir a pressão ocular.
A Trabeculoplastia pode ser feita com dois tipos de laser: o seletivo não térmico ou de argônio.
A Trabeculoplastia com Laser de Argônio, conhecida, como ALT, usa um pulso de laser térmico (que gera calor), mas é pouco usado atualmente. Isso porque a ALT provoca queimaduras nas estruturas oculares, não podendo ser repetida, se necessário.
Já a Trabeculoplastia com Laser Seletivo, ou SLT, é um procedimento seguro, que usa um pulso de laser não térmico. Este laser atinge somente as células necessárias do canal de drenagem, estimulando sua cicatrização e reestruturação. Pode ser repetido se necessário, porque deixa pouca ou nenhuma sequela.
Se você foi diagnosticado com Glaucoma, fale conosco e veja se você é um bom candidato para fazer a Trabeculoplastia.
Comments