O que é catarata?
A catarata é a opacificação do cristalino (lente natural que existe no interior do globo ocular). A principal função do cristalino é permitir o foco das imagens na retina. A perda da transparência desta lente é denominada catarata.
CAUSAS:
A opacidade parcial ou total do cristalino pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes mellitus, uveítes uso de medicamentos etc. É uma doença conhecida há milhares de anos e sua cirurgia já é realizada há séculos. A catarata está geralmente relacionada à idade, porém alguns fatores de risco como trauma ocular, doenças infecciosas, doenças reumatológicas, diabetes e uso de algumas medicações (como corticóides, por exemplo) podem acelerar o desenvolvimento da doença.
SINTOMAS:
Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal. As pessoas com catarata notam perda progressiva na nitidez da imagem. As cores perdem o brilho e as imagens começam a ficar embaçadas. Além disso, é comum os pacientes se queixarem de sensibilidade à luz. No início, os sintomas são leves, mas podem progredir e reduzir a visão de forma significativa, deixando as imagens completamente nubladas. Esse processo pode atingir os dois olhos e a identificação é o primeiro passo na abordagem à catarata. A compreensão do efeito da catarata na qualidade de vida do paciente e o discernimento médico de quando intervir também são muito importantes, pois são os aspectos diferenciais de uma consulta mais personalizada e humana.
DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico é clínico, ou seja, realizado no consultório pelo exame de biomicroscopia.
TRATAMENTO:
O tratamento da catarata é CIRÚRGICO e consiste na remoção do cristalino opacificado e sua substituição por uma lente intra-ocular.
Comments